Existe todo um processo para criar um blog e alcançar sucesso com esta estratégia de Marketing Digital. Antes de mais nada, será preciso planejar e estruturar para que o resultado seja o melhor possível.
Gerar mais tráfego orgânico, ampliar as visitas em seu site, tornar-se uma autoridade no seu nicho, colocar sua marca no cenário digital e, até mesmo, gerar mais vendas, são alguns dos objetivos mais almejados por todas as empresas que utilizam das estratégias de marketing digital.
Mesmo que existam outras técnicas e ferramentas que te levam a atingir esses objetivos de maneira individual, a criação de um blog ainda é a melhor alternativa.
E é isso que vou te mostrar, neste post, de forma prática , como criar um blog do zero compatível com os seus objetivos. É só seguir o passo a passo abaixo e terá um blog no ar e uma estratégia a seguir.
Com este artigo, você vai aprender:
- Qual a função de um blog dentro das estratégias de Marketing Digital;
- Porque se deve criar um blog;
- Como criar um blog;
- Como escolher um assunto para o blog;
- O que é e como escolher o domínio para o blog;
- Escolha qual plataforma irá criar o blog;
- Como e onde hospedar seu blog;
- Quais dicas aplicar para ter melhores resultados;
- Como ganhar dinheiro com blog.
Ou seja, no final deste post, você vai aprender de forma prática, clara e simples como criar seu blog e ter sucesso com ele.
Qual a função do blog dentro das estratégias de Marketing Digital
O principal objetivo de um blog em estratégias de Marketing Digital, é fazer sua empresa aparecer nos buscadores de busca, como o Google, ajudá-la a se tornar autoridade e gerar oportunidades de venda. Saiba que, para o funil de vendas operar de forma adequada, é preciso estar sempre captando leads para percorrer essa trajetória e sem isso o funil não funcionará. É aí que começa a ajuda do blog.
Quando se cria um blog e entrega um conteúdo de qualidade, gera uma interação com sua audiência, você se torna referência para esses visitantes em relação a seu nicho, e não apenas por um produto ou serviço.
Em suma, o blog é uma ferramenta de tráfego constante, um canal para a chegada de novos leads. Afinal, na maioria das vezes, as pesquisas no Google não são sobre a sua marca mas sobre algo que estão precisando pro momento.
Porque se deve criar um blog
Se você busca por um canal para gerar visibilidade online, deve ter percebido que, assim como um site, um blog não é mais uma tendência e sim um pré-requisito. Mas por que?
Simplesmente porque seu blog pode ser uma forma de educar o mercado e gerar novas perspectivas de negócio. Ou seja, uma vez que você gerou interesse em sua audiência, as possibilidades são infinitas.
Como criar um blog
Defina o assunto do seu blog
Muitos sabem perfeitamente qual assunto querem escrever no blog. No entanto, muitas pessoas não sabem o que escolher.
O que você deve levar em consideração neste processo, é que seja qual for a escolha de um assunto para escrever, escolha algo que tenha afinidade. E, mesmo não sendo uma autoridade no assunto (ainda), selecione um nicho que lhe trará prazer, conhecimento e não frustação.
Separei alguns tópicos gerais para te ajudar nesta escolha:
- Plantas;
- Decoração;
- Paternidade/Maternidade;
- Receitas;
- Moda;
- Autocuidado/autoestima;
- Finanças pessoais;
- meditação;
- maternidade;
- Terapias holísticas;
- Religião;
- Fitness;
- Pet;
- Estilo de vida;
- Política;
- Concursos;
- Guia de iniciante para algum negócio;
- Mensagens em geral;
- Experiências de vida;
- Beleza;
- Avaliação/análise de produtos ou serviços;
- Família;
- Viagem;
- Música;
- Celebridades;
- Piadas e humor;
- Tratamento caseiro;
- Esportes;
- Entre outros.
Talvez nesta lista você não encontre o assunto que deseja, mas isso não importa, contanto que você tenha conhecimento básico do assunto e queira aprender mais sobre ele, tá tudo certo.
O melhor é que o assunto escolhido para o blog, pode facilmente abranger outras áreas de interesse. Faça conexões entre os assuntos e logo terá um leque de possibilidades para oferecer a seu público.
Planeje a produção do conteúdo
Uma vez escolhido o assunto do seu blog, é hora de pensar qual tipo de conteúdo você deverá produzir. Esse é um aspecto fundamental se você deseja construir um blog de sucesso.
Outros fatores fundamentais, além de entregar conteúdo de qualidade, é trazer conteúdos de forma frequente e ter consistência. Recomenda-se, inicialmente, postar conteúdos uma vez por dia ou até mais se possível.
Em relação à consistência, é primordial cumprir o que foi proposto, ou seja, se dentro do planejamento está fazer dois artigos por semana, não faça menos e nem mais que isso, para que a sua audiência se acostume e siga o cronograma sem erros.
Afinal, para garantir uma sustentabilidade do projeto a longo prazo é necessário compromisso e disciplina. E para tal, o planejamento de conteúdo deverá ser direcionado a três principais fatores:
Tenha um objetivo
Tenha objetividade na hora de decidir o foco do seu blog. Você vai querer educar o leitor ou gerar engajamento?
É fundamental que cada conteúdo criado possua um objetivo claro com foco no que você quer gerar na sua audiência. Por exemplo:
- criar conexão com sua audiência e posicionar positivamente sua marca;
- crescimento da sua base de leads;
- gerar conversão em seu site, criando uma Landing Page específica;
- educar o mercado usando estratégias para alimentar seus leitores com conteúdos de qualidade;
Persona: defina pra quem vai escrever
Antes de mais nada, quando for criar um blog, a persona precisa estar bem definida. Com isso, seu conteúdo vai conseguir se conectar com o que ela precisa, entregando algo de valor. Ou seja, se preocupe em lhes entregar a melhor resposta para suas necessidades. Por exemplo: busque entender quais as “dores” ela tem; quais sua maiores dúvidas e qual formato de conteúdo que ela tem preferência.
Defina seu posicionamento
Definir um posicionamento é exercer uma posição de liderança e sobressair com sua marca, produto ou serviço a partir dos diferenciais entregues ao público-alvo. Você deve decidir qual segmento deseja atender, ao criar sua estratégia de posicionamento. E principalmente, definir se você quer chamar a atenção do público-alvo e aumentar os comentários entre os seus seguidores sobre sua marca ou produtos (Buzz Marketing) ou apenas educar o mercado sobre um conceito e sua relevância?
Escolha o nome e o domínio do seu blog
Domínio de um site, nada mais é que o endereço dele ou de alguma loja virtual. É aquele que aparece logo após o “www” na barra de endereços do seu navegador, ou seja, o nome pelo qual você será encontrado. Ele é um item fundamental na criação de um site profissional para sua empresa. Por exemplo: nosso domínio é forasteiroonline.com
E o registro deste Domínio é o primeiro passo para aumentar a visibilidade da sua empresa na internet e se fazer notado.
Lembrando que, todo funcionamento da Internet passa pelo domínio, sendo usado ao fazer um publicação ou mesmo ao acessar um site, enviar e receber e-mails.
Escolhendo o domínio
Criar um domínio é bem mais fácil do que parece. Principalmente depois de definir qual o nicho, o objetivo, a persona do seu blog. Porém, é fundamental que você escolha um nome fácil de se lembrar, compatível com o nicho escolhido, pois isso facilita e muito o acesso dos usuários à sua página.
Uma dúvida constante das pessoas ao criar um domínio é: Será preciso ter minha palavra-chave dentro do domínio escolhido?
Pois bem, houve um tempo que o nome do domínio exercia uma influência relevante sobre o seu capacidade de rankeamento, mas isso já não acontece nos dias de hoje. Porém, vale tomar alguns cuidados:
- Coloque palavras que façam sentido ao que você propõe e que sejam fáceis de lembrar;
- evite usar palavras difíceis, com repetição de consoantes, difíceis de escrever e pronunciar ;
- Não fuja do objetivo do blog;
- o domínio do blog não necessita ser igual ao seu título, mas devem ser relacionados. Por exemplo: Um profissional da área de fisioterapia pode criar um blog com dicas sobre dicas de alongamentos, exercícios para dores e relacionar seu domínio a isso.
Lembre-se, o importante é criar um nome que identifique claramente o objetivo do seu blog e não confunda o seu leitor. Nada impede que a estratégia de colocar palavras-chave no domínio seja interessante, mas não é um critério obrigatório.
Registrando o domínio
A etapa da escolha já aconteceu e agora é hora de verificar a disponibilidade para que seja feito a compra e o registro dele em seu nome ou no nome da sua empresa. Por isso, a compra do domínio acontece bem no início das etapas, pois de nada adianta escolher e o nome não estar disponível, não é verdade?
Existem inúmeros sites de registro de domínio que você pode escolher, que fazem busca e compra em diversos países simultaneamente. Porém, busque saber sobre a reputação da empresa na internet, os comentários positivos, as reclamações apresentadas se foram atendidas e o suporte que ela oferece.
Pra demonstrar melhor, usamos o Registro.br. Acesse o site e digite o nome do domínio que você deseja.
Se o nome estiver disponível, a mensagem aparece assim:
Encontrou um domínio disponível, o próximo passo é fazer seu cadastro pessoal. Para isso basta clicar em “Registrar” e inserir dados pessoais como nome, e-mail, endereço e telefone.
Escolha qual plataforma irá criar o blog
Chegou a hora de você escolher a plataforma para construir o seu blog. No entanto, antes de fazer isso, é fundamental escolher a estrutura que o fará funcionar. Estrutura conhecida como CMS -Content Management System ou, pra melhor entendimento, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.
Ao escolher um CMS, terá alguns benefício, como:
- Configurar seu blog sem ter conhecimento em programação e códigos;
- Criar, editar e publicar conteúdos de maneira mais fácil;
- Não se preocupar tanto com os aspectos técnicos;
- Incluir links e imagens nos seus artigos;
- Você poderá fazer gestão de comentários;
- Ter novos recursos com o auxílio de plugins;
- Encontrar um layout para o seu blog.
Em suma, essa é a plataforma onde você irá gerenciar seu blog. E quando se fala em blog, o CMS se torna o melhor amigo do blogueiro.
Algumas destas plataformas se destacam mais do que outras. São elas:
WordPress
O WordPress é a melhor plataforma, pelo menos na minha opinião, para começar seu blog. Eu mesmo criei meu blog nele. Com certeza, é o CMS mais popular do mundo. Super fácil de configurar, gerenciar e não necessita ter conhecimento em codificação. Além disso, oferece inúmeros temas gratuitos e outros pagos para você personalizar seu blog da maneira que deseja.
Blogger
O Blogger é uma das mais antigas plataformas no mercado. Por pertencer ao Google, é muito bem integrado com os seus aplicativos como exemplo o Google Ads . Inclusive, se você já possui um Gmail, já tem uma conta no Blogger. Basta apenas começar.
E criar um blog com o Blogger é bem simples e rápido, pois ele faz todo o processo de configuração por você.
As vantagens como acima mencionado, é por se integrar de maneira simples aos aplicativos do Google e indexar muito rapidamente as páginas. Já as desvantagens são as limitações de customização e crescimento. Isso limita as suas possibilidades de desenvolvimento do blog.
Squarespace
SquareSpace é uma plataforma que vem ganhando espaço na construção de sites e hospedagem.
Se você gosta de temas bonitos para seu blog, assim como no WordPress, o Square Space é um CMS que possui bons elementos visuais e um design legal.
Principalmente para lojas virtuais, e não somente para blogs e sites ele te dá opção de criar interfaces bonitas e sofisticadas. Mesmo tendo menos templates, os que possui são realmente sofisticados e modernos.
Outro ponto interessante é que são responsivos, ou seja, se adaptam a vários tamanhos de tela.
Wix
O Wix é uma plataforma similar ao Square Space, com funções e ferramentas semelhantes para criação e edição de sites e blogs.
Portanto, caso queira construir um site para seu negócio não terá necessidade de possuir conhecimentos de programação para que o mesmo fique bem profissional.
Os seus templates, recursos bem conhecidos e disponíveis no construtor de sites, torna muito fácil na hora de escolher o layout, além de outros recursos como imagens e fontes.
Como e onde hospedar seu blog
Estou muito orgulhoso com o seu progresso em criar um blog. Agora, vamos partir para a hospedagem dele.
Em suma, a hospedagem é o que assegura que um site ou blog fique disponível na internet.
Dessa forma, as plataformas que oferecem esse tipo de serviço ficam responsáveis por manter o seu site online e armazenar todo o conteúdo que estiver lá disponíveis.
Pra entender melhor:
O seu blog tem muitos arquivos que vão bem além daqueles visíveis, como as fotos, vídeos e os textos em geral. E você não conseguiria armazenar no seu computador, quanto menos os visitantes terem acesso aos arquivos.
Sendo assim, você vai hospedar seu site/blog junto a uma empresa especializada que armazena seus arquivos com segurança em servidores disponíveis (24h/dia).
Existem várias plataformas com a Hostgator, a GoDaddy, Locaweb, entre outras, porém a minha indicação é a Napoleon, onde meu site está hospedado.
Com a Napoleon obtenho a máxima performance online pois a hospedagem é dedicada. E você sabe o que é hospedagem dedicada? Ela é uma modalidade onde o servidor é alocado somente para um cliente, sendo mais seguro, com melhor desempenho e confiabilidade. Isso é, o servidor não será compartilhado entre vários clientes, conforme ocorre com demais tipos de hospedagem de site.
Agora, é possível sim criar um blog em plataformas como o WordPress, o blogger ou tumblr, sem precisar contratar um servidor, usando as funcionalidades gratuitas destas plataformas. Porém, é importante entender que essa escolha pode não ser a melhor devido às restrições. Por exemplo:
- O dono do blog é a plataforma e não você;
- Não poderá escolher o nome de seu domínio ;
- Não pode se cadastrar no Google Adsense;
- Você transmite uma imagem pouco profissional.
Como fazer a instalação do blog
Escolhido o seu CMS e a hospedagem, é hora de colocar seu blog para funcionar. Vou dar como exemplo o WordPress, como acima mencionado, o melhor CMS do mercado.
A instalação, de maneira geral, pode ser feita de duas formas: one-click install e a instalação manual.
One-click Install
Depois de optar por um dos servidores (mencionados acima), basta ir no seu painel de controle do serviço de hospedagem, clicar em “wordpress” e digitar o seu domínio.
Pronto! É rápido e fácil.
Porém se a plataforma não possuir este recurso você terá a opção de fazer a instalação manualmente.
Instalação manual
Se seu servidor não tem a função “one click install”, como já disse, não se preocupe. O WordPress facilita as coisas para você, e será muito fácil de instalar.
1. Faça o download da versão mais recente do WordPress, clicando aqui. Você receberá um arquivo zip, e então descompactá-lo em uma pasta qualquer do seu computador.
2. Próximo passo é criar um banco de dados para o blog. Se seu servidor utiliza cPanel, você pode usar o Assistente de banco de dados MySQL. Se não possui cPanel pode entrar aqui.
3. Faça o upload dos arquivos. Basta subir os arquivos descompactados para o diretório onde seu blog vai funcionar.
4. Instale o WordPress.
5. Após o setup terminar de rodar, aparecerá uma tela de “bem-vindo”, onde vai preencher o título do blog, usuário, senha e e-mail, você será direcionado ao dashboard.
Embora a instalação seja fácil e rápida, não é como na função One Click Install. Caso precise de ajuda, contate a empresa de hospedagem.
Dashboard
Dashboard é simplesmente o painel de controle do WordPress.
É nele que você vai dar forma ao seu blog como customizar o layout, acrescentar templates, plugins e também gerenciar a produção de conteúdo para melhorar experiência do seu público.
Sendo assim, é fundamental conhecer o painel e todas as suas funcionalidades.
É por meio dele que você controla todos os detalhes relacionados ao seu blog.
Vamos saber um pouco sobre eles. Acompanhe!
Posts
O post é área criativa e essencial para um blog. É através destes posts que você vai compartilhar seu conteúdo. Você vai ter as seguintes opções para gerenciar seus posts:
- adicionar um novo post;
- consultar os posts existentes;
- gerenciar também as categorias;
- gerenciar tags.
Mídia
Mídia é a biblioteca de imagens, vídeos, áudios e arquivos em PDF que você já subiu no blog. Por esse menu você faz o upload de arquivos para ser usado nas suas postagens e também verificar na biblioteca todo conteúdo que você já subiu.
Páginas
Este menu possibilita adicionar páginas, visualizar ou editar páginas já existentes. Só não confunda páginas dos posts.
Páginas são sessões estáticas, ou seja, nem sempre são atualizadas como os posts.
Páginas de “Quem somos”, “sobre” e “contato” são bons exemplos.
Você pode definir o nome da página e a URL de todas as suas páginas por esse menu.
Por exemplo: www.forasteiroonline.com/sobre/
Aparência
Área que organiza a parte visual do seu blog, sem afetar o seu conteúdo. Você pode fazer escolhas e também customizar um tema, além de definir o que vai mostrar nos seus menus, widgets do seu site.
Comentários
Todo comentário feito em seus posts será mostrado neste painel.
Muitos não gostam de comentários, porém eles são excelentes para a captação de leads qualificados. Basta apenas aprovar as interações relevantes e estar atento para responder seus leitores. Delete os Spam e comentários que não agregam.
Usuários
O seu blog pode ter vários usuários, caso você queira incluir, com papéis e permissões diversas.
Sendo assim, você poderá atribuir as funções para cada usuário, como exemplo: “Editor”, “Administrador”.
Dessa forma, cada um possuirá seu próprio login e senha, e terá acesso apenas às funcionalidades relacionadas à sua função.
Ferramentas
Mesmo não sendo tão acessada como outras áreas daqui, certamente é importante você saber pra que serve.
O menu Ferramentas traz funcionalidades de controle e otimização. Você poderá importar bancos de dados e exportar seu site para migração.
Por exemplo, quando estiver migrando de outra plataforma poderá importar seus posts, comentários e demais arquivos.
Configurações
Aqui se define os aspectos gerais do seu site/blog.
Dedique um tempo para esse menu, pois é nele que você vai definir seu fuso horário, título do seu site, idioma, formato de data e hora, entre outros.
Pode ser que sua instalação apareça algum botão diferente. Alguns temas e plugins costumam criar áreas com suas próprias configurações e funcionalidades, porém, não é nada preocupante.
Plugins
Nessa opção do painel, você verá todos os plugins que estão instalados no seu blog, com opções para adicionar ou remover novos plugins.
Eles são miniprogramas, que adicionam funcionalidades que o ajudarão a personalizar seu blog da maneira que melhor lhe atender.
Plugins que podem ser úteis para turbinar o seu blog
Através da ajuda de plugins , seu blog pode ficar mais amigável, rápido e seguro para os visitantes.
Só o WordPress possui mais de 50mil plugins gratuitos e simples de instalar.
A seguir, trouxe algumas opções de plugins pra você.
Yoast
O Yoast SEO tem a função de otimizar seu conteúdo para que ele consiga rankings melhores.
O plugin te permite configurar todos os campos, e além disso, faz uma análise geral no post, a partir da palavra-chave que você escolher, indica quais os acertos e os erros na otimização do conteúdo e encontra oportunidades de melhoria. Baixe Aqui!
Monster Insights
Ele conecta seu blog com o Google Analytics e extrai dados como:
- número de visitantes/mês;
- posts mais acessados;
- tempo de permanência dos leitores em cada post;
- entre outras informações.
Esses dados são importantes para otimizar seu conteúdo e atrair mais visitantes sempre. Baixe aqui!
W3 Total Cache
Este plugin foca na experiência do usuário, que é qualificada a partir da maior velocidade de navegação.
Ele guarda em cache tudo aquilo que influencia no tempo de carregamento de uma página. Na prática, isso causa um salto de desempenho que faz toda a diferença.
Baixe grátis neste link.
Ewww Image Optimizer
Esse plugin tem a função de compactar as imagens do seu blog, tornando-as mais leves.
Com imagens mais leves, seu blog ficará mais rápido, o que, por sua vez, melhora o seu posicionamento nos rankings de busca. Baixe aqui!
Thrive Leads
Em primeiro lugar, Thrive Leads é a solução para a geração de listas de contato dos que visitam o seu conteúdo. É como ter seu próprio profissional especialista em criação de listas e conversão de leads, incorporado em um poderoso software.
Sendo que, possui uma ampla variedade de formulários de aceitação para turbinar suas inscrições, cada um com características específicas.
Isso é extremamente necessário, por exemplo, quando for criar testes A/B. Ou seja, para fazer os testes em duas ou mais versões e definir qual terá os melhores resultados.
Além disso, ele suporta, em geral, os principais serviços de e-mail marketing.
Você pode baixar neste link.
Customização do seu blog
Já vimos como criar um blog, onde e como hospedar e como melhorar seu site com plugins maravilhosos. Agora, é hora de cuidar do layout do seu blog.
Vou te mostrar o WordPress, que possui uma diversidade de temas gratuitos, e qualquer um deles você poderá instalar com apenas alguns cliques e, que na maioria das vezes, é a escolha de todos e realmente ele é incrível.
Tema é tudo aquilo que diz respeito ao visual do seu site, incluindo o logo, as cores, a disposição do menu, a fonte, etc. Ou seja, a aparência do seu site é responsabilidade do tema que você escolher.
Se desejar mudar o tema do blog, basta clicar no botão “aparência”, no menu à esquerda da sua página. Sendo assim, é possível trocar de tema e manter o mesmo conteúdo já cadastrado em seu site.
Qualquer uma das opções disponíveis gratuitamente te atenderá muito bem, no entanto nada lhe impede de adquirir temas pagos que ajudam a impulsionar a rentabilidade do seu blog.
Só tenha a certeza ao escolher um tema alinhado com sua marca ou com o conteúdo que será abordado. Sendo assim, busque pela harmonia ao definir o layout dele.
O que o tema deve ter:
Velocidade: apesar que a maioria dos temas não diminuem a velocidade de seu blog, ainda assim é essencial fazer alguns testes pra ter certeza. Afinal, um site lento é um fator negativo pra converter leads.
Sendo assim, use ferramentas como o Pagespeed do Google para conferir o tempo de carregamento de sua página. Lá poderá visualizar todas as métricas e fazer as mudanças necessárias.
Aparência: Blog muito confuso, é sinal de desordem e com isso afastará seus leitores, perdendo a chance de retê-los, o que impactará nas suas taxas de conversão. Se preocupe em oferecer, aos visitantes, um visual atraente.
Responsividade: Se não carrega bem no celular, pode esquecer. Lembrando que a maioria dos visitantes acessam a internet pelo celular.
Por isso, escolha um tema para seu blog que se ajuste facilmente aos diferentes tamanhos de tela e dispositivos móveis.
Compatibilidade com plugins e navegadores: é essencial que o tema seja compatível com diferentes navegadores e plugins ou pelo menos com os principais a ser usados.
Comece a produzir Conteúdo e a publicar.
Como eu mencionei acima a produção de conteúdo é o “coração” do seu blog, pois não há nada que impacte mais e nem forma mais eficaz de garantir a sustentabilidade do projeto a longo prazo se não entregar um conteúdo poderoso.
Porque criar um blog com conteúdos de qualidade vai te ajudar a passar uma mensagem positiva ao seu leitor e mantê-lo sempre por perto.
Você deve criar textos relevantes e que tragam soluções aos seu visitantes, e com isso assegurar o retorno e tornar assim uma autoridade no nicho escolhido.
E outro ponto importante é criar um conteúdo de qualidade para a sua persona. Mas, com isso resolvido, basta apenas publicá-lo.
Personas: para quem irá escrever
Afinal, quem é o leitor do seu blog? Você já definiu? Por isso, é fundamental entender o conceito de persona.
Na prática, definir uma persona é construir um perfil (ou mais de um) reunindo as características comuns do seu público-alvo.
Entre elas, podemos mencionar as questões como: gênero, faixa etária, renda, escolaridade, hábitos, costumes, hobbies e interesses. Para tal, é essencial fazer um estudo do nicho que você deseja explorar e buscar ter conhecimento sobre os seus visitantes.
Mas se você escolhe escrever sobre um assunto que gosta, que tem prazer, provavelmente encontrará formas de se aproximar da representação ideal da sua persona.
Pode ser interessante criar formulários para os visitantes responderem indicando suas preferências, mas apenas se a definição de personas se mostrar difícil de entender.
Em suma, quanto segmentar a sua abordagem no blog, mais fácil será determinar a persona ideal.
Publicação do conteúdo (post)
No painel, ao clicar em “Posts” > “Adicionar post”, será onde tudo começa.
Você pode usar um editor de textos para criar seus conteúdo ou escrever diretamente na ferramenta WordPress, que você vê na imagem abaixo.
Observe que a área de produção é simples e intuitiva.
Os principais campos incluem adicionar o título, a mídia, barra de ferramentas e demais atributos de publicação (parte superior à direita da tela) que definem data e hora da publicação e verifica a análise de SEO no post .
Não há segredos a partir daqui. O segredo é escrever, salvar como rascunho, agendar ou publicar.
Embora pareça simples, a responsabilidade é gigantesca.
Como gerar resultados no seu blog?
Entender quais as melhores formas para gerar resultados no blog é primordial para atrair mais clientes e aumentar os rendimentos do seu negócio. E pra te ajudar nessa tarefa, preparei algumas boas práticas que você deve usar. Confira!
Entenda o básico sobre SEO
Estar a par de como funciona a otimização para mecanismos de pesquisa é um ponto fundamental para gerar resultados em seu blog. Quanto melhor for a sua classificação em buscadores, como o Google, melhores são as chances de alcançar o sucesso.
Portanto, busque entender ao menos o básico sobre SEO. Ou seja, formate seu conteúdo de maneira adequada, coloque títulos atrativos, faça uma boa meta description, crie conteúdos originais e vá aprendendo cada vez mais sobre SEO.
Pesquisa de palavras-chave
Já sabemos sobre a importância de colocar palavras-chave relevantes para chegar até a sua persona e, desse modo, otimizar a estratégia de seu blog e alcançar resultados satisfatórios. Nesse sentido, é fundamental saber como usá-las de forma estratégica.
Além disso, vale a pena utilizar ferramentas que o ajudem a encontrar as palavras-chave que fazem mais sentido para o objetivo que deseja.
Analise seus competidores
Pois bem! Entender os seus concorrentes é um passo importante, em qualquer segmento de negócio, inclusive no Marketing de Conteúdo e ao criar um blog de sucesso. Ou seja, faça uma boa pesquisa, para conseguir informações valiosas e que o deixe preparado para o que vier.
Por exemplo, com uma pesquisa bem feita é possível identificar quais são as oportunidades de mercado deixadas pelos concorrentes, além de analisar as tendências de mercado e as formas de se diferenciar dos demais para obter sucesso com suas estratégias.
Busque por uma estratégia de conteúdo
Primeiramente, é importante estabelecer uma estratégia para o seu blog. Para isso, defina quais são as dores e desejos da sua persona. De nada adianta fazer textos excelentes, se os mesmos não resolverem as necessidades do público que você deseja atrair.
Além disso, é possível criar um calendário editorial para lhe ajudar em seus planos e auxiliar na nutrição do seu potencial cliente.
Assim, será mais fácil de ajudá-lo a avançar estágios na jornada de compra e, consequentemente, criar um bom relacionamento e confiança com o mesmo.
Crie uma conta nas redes sociais
Uma ótima alternativa na sua estratégia de blog é usar as redes sociais como sua aliada. Principalmente, quando utilizá-las em conjunto com outras ferramentas.
Assim que seu posts forem publicados em seu blog, você pode compartilhá-los em todas as redes da empresa a fim de alcançar mais pessoas, por exemplo.
Com isso, todos os visitantes que te acompanham nas mídias ou faz apenas uma visita a elas, terá acesso aos conteúdos desenvolvidos por você.
Faça guest posts
Outra ideia excelente é fazer parcerias como uma maneira de gerar resultados para os envolvidos. Portanto, fazer guest posts é uma excelente alternativa para aumentar as chances de chegar até seu público-alvo. E como funciona? Geralmente, acontecem trocas de conteúdos entre os parceiros – ou seja, cada um disponibiliza um post para ser publicado no blog do outro.
Assim, será mais fácil captar leads por meio do blog do outro e vice-versa, tornando assim uma troca benéfica para ambas as partes. Portanto, vale muito a pena esta estratégia.
Implemente o Google Analytics no seu blog
É de extrema importância fazer a implementação do Google Analytics no seu blog pois, assim você poderá utilizar dos dados gerados em seu blog para melhorar a gestão e ter melhores resultados. Isso é feito por meio de especificação de códigos e execução da configuração da ferramenta.
Assim, ao finalizar a implementação será possível ter informações sobre o comportamento dos usuários e utilizar tais dados na melhoria das estratégias e gerar resultados otimizados.
Faça a indexação quando publicar um novo conteúdo
O que não falta são conteúdos novos todos os dias nos mecanismos de buscas. Por isso, é necessário fazer a indexação dos seus novos posts, pois, caso contrário, pode demorar para que ele apareça nos mecanismos de busca.
Sendo assim, é possível utilizar o Google Search Console para realizar essa tarefa pra você. Por meio dele, você consegue acompanhar a performance, ser avisado sobre erros, mandar alertas ao buscador, ter um material de aprendizagem disponível e além disso fazê-lo rastrear a nova publicação.
Faça backlinks
Backlinks são links utilizados de forma estratégica para que o leitor continue em seu site consumindo as informações que você disponibiliza. Com certeza, é um dos principais fatores de classificação analisados pelo Google.
Assim, caso o seu blog já possua boas posições no mecanismo de busca, esse pode ser uma forma de se manter bem colocado e otimizar a atividade da sua página. Ou seja, por meio dos backlinks você consegue aumentar o conhecimento do leitor e gerar melhores resultados no blog.
Acrescente CTA (call to action)
Por meio das chamadas para ação, você consegue convidar o leitor a realizar diversas práticas que você acha relevante. O papel do Call to Action serve de ponte para essa ação. Ele deve provocar em uma única chamada a proposta de valor da oferta em questão.
Por exemplo, você pode direcioná-los a fazer o download de um e-book, a se inscrever em um webinar, participarem de um sorteio ou até mesmo o convite para seguir nas redes sociais ou acessar o blog.
Fique de olho na velocidade do seu blog
Ter um site com carregamento veloz é fundamental para que os usuários não percam a paciência e abandonem seu blog.
Ou seja, é muito importante fazer testes, constantemente, para verificar a velocidade do carregamento do seu blog, pois pode ser ponto determinante da permanência dos leitores. Portanto, tenha atenção e busque por ferramentas para auxiliá-lo.
Faça manutenção do seu blog
Um fator determinante para alcançar sucesso é fazer sempre a manutenção para garantir o bom funcionamento do seu blog e evitar o fracasso das estratégias escolhidas. Desse modo, faça atualizações necessárias para assegurar bom funcionamento.
Nesse sentido, atualize sempre os plugins, faça backups, mude os temas e o CMS do blog se preciso. Assim, você terá um site com bom funcionamento e garantir resultados no blog ao longo do tempo.
Como ganhar dinheiro com seu blog
Agora que você já atingiu algumas metas para criar um blog, vamos ao ponto onde todos os blogueiros desejam chegar: alcançar o sucesso e se manter no topo, que sem dúvida, é o mais difícil.
A monetização de um blog será um processo gradual e meticuloso e só deve ser uma das suas metas após já ter conquistado leitores fiéis e produção de conteúdos de qualidade.
Vou citar algumas formas de monetização que você pode utilizar no seu blog:
- Venda de publicidade: quanto maior a sua autoridade, maior será a procura de marcas relacionadas ao nicho do seu blog, desejando que você exponha seus produtos e serviços.
- Venda de um infoproduto: pode criar um curso online ou um e-book digital, por exemplo.
- Marketing de afiliados: pode se tornar afiliado de outro infoprodutor para divulgar seus produtos e serviços e receber comissão pelas vendas.
- Consultoria: vai depender também da sua autoridade, e se tornar uma referência na área sobre a qual escreve e por isso ser chamado para trabalhos de consultoria e palestras.
Conclusão
Pois bem! Criei este artigo com o objetivo de te auxiliar a criar seu blog de sucesso. E para tal, não basta somente escrever, você tem que ser disciplinado, organizado e seguir todo esse processo.
Sei que assusta com essa quantidade de coisas para aprender, mas fique tranquilo , pois ao passar do com o tempo e com a prática, fica muito mais fácil.
E saiba que pode contar com a gente se surgir qualquer dúvida durante o processo. O importante é fazer aquilo que ama, com força de vontade e sem desistir no primeiro contratempo.
Valeu Forasteiros!