A evolução do metaverso surpreendeu a todos, apesar de imaginarmos que o universo virtual era algo ainda distante. Essa evolução é um dos desenvolvimentos recentes no mundo tecnológico que impactará as nossas experiências. Consequentemente, terá mudanças, inclusive, dentro do Marketing.
Embora o assunto ainda seja de difícil compreensão para muitos, o metaverso já existe há bastante tempo e está aí presente, seja nas redes sociais, telejornais e em todas as conversas de interessados no assunto.
O assunto aumentou depois que o CEO da empresa, Mark Zuckerberg anunciou, em 2021, que o Facebook passará a se chamar Meta. Além disso, lançou também o primeiro metaverso da empresa, o Horizon Worlds. Ele aposta que será mais importante uma vida futura digital que a experiência física.
O marketing digital avançou nas últimas décadas e se você também quer entender mais desse novo universo virtual e se beneficiar na criação de estratégias de marketing digital nesse contexto, vou te explicar mais sobre o metaverso e como utilizá-lo melhor. Vamos lá!
O que é o Metaverso?
Metaverso é um universo virtual que permite integrar tecnologias de realidade virtual para a criação de experiências que reproduzem a realidade imersiva.
É neste ambiente, onde ocorre a interação de pessoas e marcas, entretenimento dos jogos, compras de produtos digitais para usar em ambientes online, além de abranger transações bancárias, reuniões, aulas, eventos virtuais e muito mais.
Apesar de existir algumas visões diferentes de especialistas em relação ao Metaverso, o que importa é que já estamos vivendo essa nova realidade.
Essa tecnologia têm trago novas oportunidades para as empresas, aproximando mais os consumidores, aumentando as vendas de produtos virtuais, criando novas formas de anunciar e fortalecendo a marca no digital.
Com o avanço da tecnologia, principalmente com a chegada do 5G e a evolução da Inteligência Artificial, esse conceito se torna cada vez mais importante.
Como surgiu o metaverso?
Acredita-se que esse conceito apareceu pela primeira vez no livro Snow Crash, de Neal Stephenson, de 1992, onde avatares realistas que conviviam em um espaço virtual tridimensional.
No romance de ficção científica, o autor descreve personagens que tem sua realidade física substituída por uma virtual em 3D, onde costumam passar horas no simulador para fugir da sua realidade e se tornarem o que bem entender.
Embora o termo só tenha ganhado destaque nos últimos anos, a ideia do livro inspirou para o lançamento de filmes, outros livros e jogos como Second Life(teria sido o primeiro metaverso), Roblox, Freefire, Fortnite, Minecraft, entre outros, que acabaram impulsionando mais o conceito.
Vale ressaltar, no entanto, que o metaverso propõe uma ideia que vai além dos jogos online. É algo que vá abranger todos os setores da “vida real” como trabalho, relacionamentos, lazer, estudos, entre outros.
Qual o impacto do metaverso no marketing digital?
O Metaverso trouxe oportunidades para os especialistas em marketing alcançarem mais públicos, expandindo a pegada digital dos consumidores, oferecendo uma visão mais ampla diante das ações e comportamentos deles.
Ou seja, com a interação que o metaverso oferece, proporciona um ambiente favorável e útil para empresas, tornando a praticidade aos usuários para efetuar atividades comerciais de modo virtual.
Formas do Metaverso para se investir que serão úteis no marketing
Existem diversas formas de aproveitar o Metaverso como estratégia no Marketing, veja abaixo algumas:
Experiência do usuário
A experiência do usuário no mundo digital proporciona uma interação maior com as empresas e seus produtos/serviços, através das simulações mais imersivas e interativas na plataforma. Como exemplo, nas redes sociais muitas marcas interagem com seus seguidores através de seus avatares.
Influencers virtuais
Os influenciadores virtuais se tornaram um ótimo caminho para as marcas se comunicarem com o seu público. Eles até podem ser vinculados a uma pessoa real, mas não existem no mundo real, somente na realidade virtual do metaverso.
Exemplos bem conhecidos são a Lu da Magalu e a Sakito da Sabrina Sato.
Produção de conteúdo
O metaverso oferece uma oportunidade de criação de conteúdo colaborativo entre as marcas, usuários e seguidores.
Com isso, é possível utilizar essa tecnologia para promover sua marca, criar anúncios a fim de monetizá-la e principalmente levar os usuários a interagirem com a marca além do mundo virtual.
Porém, é importante pensar em conteúdos e anúncios relevantes para os usuários, não aquela publicidade maçante e interruptiva.
Branding de forma imersiva
Mais do que comprar produtos, os consumidores poderão ter a oportunidade de vivenciar experiências memoráveis que no mundo real não é possível. É possível criar eventos, encontros virtuais com influenciadores e muito mais.
Um exemplo de branding imersivo, a Nikeland, um espaço interativo e imersivo criado pela Nike dentro do jogo Roblox, permite aos usuários criarem seus avatares, interagir com os amigos, visitar o showroom da marca e realizar inúmeras atividades como praticar diversos esportes, por exemplo.
Sendo assim, não se trata apenas de vendas, mas de branding no metaverso.
Em suma, existem inúmeras possibilidades com o metaverso, e ainda podemos nos surpreender muito, pois estamos apenas no início de tudo. Portanto, vão surgir no caminho novas tecnologias, novos dispositivos e novas estratégias até a consolidação do metaverso, que por hora é apenas uma aposta e não vai acontecer da noite para o dia.
Então, fique de olho nas novidades que vão se apresentando e aproveite que estamos no início dessa transformação, para aprender mais e não ficar para trás.