Quais as dicas Para Um Instagram De Sucesso[2021].

Tempo de leitura: 12 minutos

Certamente, os usuários não têm problemas de iniciar sua conta no Instagram dado o crescimento em números com milhares de usuários ativos. Essa parte é fácil. Mas as coisas se tornam mais complicadas na plataforma para os profissionais de marketing de conteúdo. Qual seria o conteúdo que traria sucesso ao seu Instagram?

Quais as dicas Para Um Instagram De Sucesso
Por isso, trago algumas dicas para você construir seu perfil no Instagram com total Sucesso.

Primeiramente, para  tornar mais fácil o uso do Instagram para o seu marketing de conteúdo, vou detalhar os quatro principais recursos para o sucesso do seu perfil:

  • Feed
  • Stories
  • IGTV
  • Reels

Também discutirei estratégias de marketing de conteúdo para cada um e sugerir um frame com conteúdo para adicionar variedade aos seus posts no Instagram.

Feed

Em primeiro lugar, pense no feed do Instagram como sua página principal do Instagram. É a sua chance de apresentar através de imagens a sua marca. Nele está reunido todas as publicações do perfil servindo também como um resumo da produção do seu conteúdo . 

Dicas Para Um Instagram De Sucesso , feed
Organizar o Feed , transmite aos seus seguidores mais credibilidade ao que você quer passar a elas.

Ele fornece às pessoas novo significado em um olhar de sua mensagem, produto ou serviço, e também serve como fonte de conteúdo contínuo para fãs, seguidores e “curiosos” que tornarão a visitar seu perfil muitas vezes. Por isso, deixá-lo organizado significa arrojar o conceito e a aparência que pretende transmitir aos seus seguidores. 

Primeiramente, foque nas pessoas que já se identificaram com seus posts ou perfil. Acima de tudo, busque os vários recursos que te auxiliam a obter mais seguidores do Instagram, dando obviamente mais atenção às três grandes bases:  Hashtag (palavras chaves), imagens chamativas e de qualidade e engajamento com seu publico.

As #Hashtag  são responsáveis por converter palavras em links , aumentando o alcance do conteúdo do seu perfil, além de tornar sua marca conhecida. Quando usadas no Instagram podem tornar suas fotos mais populares, já que o uso das mesmas faz com que usuários encontrem seu perfil com mais facilidade.

As imagens têm um papel fundamental nas redes sociais: elas fazem o papel de transmitir a sua mensagem de forma objetiva, chamar a atenção de quem a visualiza e assim levá-lo a ao engajamento com o conteúdo… Por isso, se deve pregar a estética da imagem, tornando-as marcantes e convincentes.

E aqui está o segredo: As legendas  têm um papel fundamental no feed. Os seguidores do Instagram prestam atenção nas imagens, mas ficam por causa das legendas.

Utilize de legendas para ensinar aos seus seguidores as coisas que eles querem aprender. Forneça passos capazes de ajudá-los a atingir seus objetivos. Ou seja, direcione-os para agir em questões que importam para eles. Mantenha-os informados sobre a sua marca ou sobre o nicho de sua escolha com conteúdo que trarão sucesso. Interaja com seus seguidores.

E sobre os vídeos?

Pois bem, o Instagram permite até 60 segundos de vídeo no seu feed. Os primeiros segundos aparecem no feed. Portanto,  escolha sabiamente como iniciar. Uma ideia é cortar o vídeo pra mostrar a logo da sua marca ou editar para mostrar as imagens mais importantes ou atrativas a princípio.

Sendo assim…

  • Mantenha o seu feed com uma bela estética.
  • Crie legendas para comunicar com seu público.
  • Forneça uma variedade de conteúdo de sucesso para engajar seu público.

Stories

storiesinstagram
Stories

Antes de tudo, quero comentar que eu não consigo resistir aos círculos vermelhos no topo do meu Instagram, não sei quanto a você (#forasteiroonline).

Estou junto com meio bilhão de outros usuários que visualizam os stories do Instagram todos os dias. Afinal, sabemos que muitos conteúdos de qualidade estão lá a nossa espera.

Tenho minhas preferências de criadores de stories, como:  colegas de profissão, velhos amigos e algumas marcas. Por isso, não deixe de fazer da sua marca um favorito de seu público-alvo.

Da mesma forma, quero destacar que os stories ficam por apenas 24 horas no ar, o que leva a seu usuário correr pra vê-los o mais rápido possível.

Sendo assim, saiba fazer vídeos interessantes que possam prender a atenção de seus seguidores, principalmente se seu perfil for do seu dia-a-dia, fazendo que retornem sempre.

Instagram Feed é sua “marca caracterizada” para impressionar. Com Stories, você pode facilitar a estética da “marca”.

Aqui estão algumas dicas pra você que está começando:

  • Primeiramente use Stories para nutrir relacionamentos de clientes. Seja simpático e caprichoso. Use stickers para impulsionar seus stories.
  • Sobretudo, não “enlouqueça” com as imagens. As pessoas se cansam depois de cinco a sete slides.
  • Opte por vídeos curtos (Max. 15 segundos).
  • Compartilhe outras contas em Stories para construir reciprocidade e boa vontade.
  • Por fim, conecte-se com seu público através de vídeos ao vivo(live), para interagir melhor com seu público.

SUGESTÃO: Visite perfis que você se identifica e veja alguma publicação que se adeque a você. Em seguida, compartilhe em seu perfil. O titular da conta será notificado, aumentando a chance dele também fazer o mesmo destacando assim seu perfil .

Lembre-se, as pessoas estão famintas por conexão. Além disso buscam stories com sentimento real, conteúdo que agregam e sejam um sucesso entre os usuários e autênticas de afinidade. O Instagram Stories é uma excelente ferramenta para lhe ajudar nesta conexão.

Dica: Você também pode criar destaques do Stories para manter o conteúdo relevante na Bio de seu perfil. Enquanto uma história desaparece dentro de 24 horas, um destaque permanece disponível até que você o remova. Ou seja, é uma forma de deixar seu conteúdo sempre à disposição do seu público.

Algumas Dicas Para Um Instagram De Sucesso pra você que está começando
Os destaques fazem o maior sucesso no Instagram

Resumindo:

  • Os Stories bem feitos irão humanizar sua marca.
  • Desaparecem em 24 horas, tornando-os mais atraentes para os usuários clicarem imediatamente.
  • Stories também podem fornecer oportunidades valiosas para conexão e autenticidade.
  • Use o recurso de destaque para manter o conteúdo disponível até que você remova.

Quer ser um empreendedor Online? Pois bem! Clique Aqui e Receba um presente pra começar.

IGTV

O IGTV é o aplicativo integrado ao Instagram que possibilita criação de vídeos mais longos . Lançado em 2018, o IGTV permite que os usuários criem clipes de vídeo de até 60 minutos.

Ele foi criado para ser concorrência com outras plataformas, principalmente o YouTube, que tem 2 bilhões de usuários mensais. Se você já criou conteúdo para o YouTube, sabe o sucesso que faz, mas o IGTV pode ser um grande próximo passo. Você pode oferecer conteúdo para o seu público favorito do Instagram, por exemplo:

  • Mostrando seu local de gravação/ seu dia-a-dia
  • Criando tutoriais de algo que sabe e quer ensinar.
  • Abrindo para perguntas/respostas
  • Eventos para divulgar seu curso
  • Entre outros

Obs: Lembre-se, ao contrário do formato de paisagem do YouTube , o IGTV usa um formato vertical.

Antes de mais nada, mantenha seus objetivos de marketing de conteúdo em mente. Se a interação pública é uma delas, o IGTV produz um engajamento melhor do que o YouTube em alguns casos.

Por fim, certifique-se de usar o recurso de visualização do Instagram para criar um vídeo teaser (até um minuto). Poste o teaser em seu feed (com uma imagem de capa da sua marca) e compartilhe . Para alcançar um público maior, crie uma estratégia de hashtag bem pensada.

Resumindo:

  • considere cuidadosamente o seu público, tipo de conteúdo e metas antes de investir pesado no IGTV.
  • O YouTube é muitas vezes uma melhor opção de primeiro passo.
  • O conteúdo de vídeo de longa forma do IGTV pode oferecer mais valor ao seu público e aumentar o engajamento.
  • Aproveitem da maioria dos seus vídeos criando um teaser que pode ser publicado em seu feed e compartilhado com o seu Stories.

Reels

Reels foi criado pelo Instagram para oferecer experiências assim como no Tiktok, com a funcionalidade de criação de vídeos de até 15 segundos. É possível gravar e editar conteúdos mais curtos e adicionar efeitos sonoros e visuais para torná-los mais atrativos.

Especialistas de Instagram apontam as semelhanças no caso de negócios para Reels e Stories. “Os reels oferecem uma oportunidade de conectar, mostrar seus produtos, principalmente se engajar com os usuários.

Use Reels para ser descoberto, e para mostrar a personalidade e autenticidade da marca. Eles são mostrados na parte de descoberta do aplicativo Instagram, tornando-os uma excelente ferramenta para crescentes visualizações e engajamento.

Se o seu negócio investe em conteúdo a partir de TikTok , agora seria um bom momento para testar os Reels. Mas não jogue de uma vez todo o seu conteúdo do TikTok para o Instagram Reels. Semelhante não é o mesmo que idêntico. Ou seja, considere alguma edição de seus vídeos do TikTok para combinar com a mais “sensação crescente e adulta” do Instagram.

Em síntese, sabendo aproveitar as Hashtag certas, o número de seguidores no Instagram será mais amplo.

Resumindo:

  • O Instagram apresentou recentemente o recurso Reels, que é semelhante ao TikTok.
  • Use o recurso Reels apenas quando você dominar o resto dos canais do Instagram.
  • Você deve ter um forte conteúdo de vídeo para se beneficiar de Reels.
  • Certifique-se de que seu público corresponda ao público Reels do Instagram-que são as gerações Y e Z.
  • Não apenas copie seu TikTok e jogue no Instagram. Edite para combinar com o estilo mais “adulto” do Instagram.

Se beneficie das opções disponíveis com sabedoria

As opções do “buffet “do Instagram podem sobrecarregar, principalmente quando não utilizados corretamente. Como decorre em todo grande marketing, o conteúdo que se adequa aos gostos únicos de cada canal do Instagram terá um desempenho melhor.

Conteúdos de Valor e dicas para um Instagram de sucesso
Instagram diferenciado

Por isso, mantenha o visual do Instagram sempre com conteúdo em mente e siga estes princípios para o sucesso:

-Em primeiro lugar, saiba entregar valor com uma variedade de conteúdo, sem repetição de postagens.

-Mantenha o seu feed com a melhor estética visual possível, sem exageros, é claro.

-Nutra o relacionamento e o engajamento mais profundo nos Stories com seus usuários. Afinal, são eles que lhe darão todo o feedback.

-Poste sempre no mesmo horário e com a mesma criatividade que os demais.

Em outras palavras, tenha consistência e disciplina!

Estruture seu Instagram com conteúdos de Valor

Com o Instagram (e qualquer outra rede social), os profissionais da área de marketing devem superar a monotonia de conteúdo. Todos nós já vimos (ou criamos) os feeds do Instagram que seguem essa fórmula: imagem + link na bio. Portanto, não é surpresa que nossos seguidores se entediem.

O conteúdo de marketing alternativo, feito sob medida, de alto valor de produção para o Instagram (e todas as outras plataformas sociais) é considerado difícil criar e praticamente impossível de escalar para a maioria das empresas.

Pois bem, aqui está a ajuda para criar conteúdo de alto valor e produção para o Instagram- são cinco tipos de conteúdo descritos na estrutura de Valor:

  • Valor: Conteúdo útil ou educacional
  • Exclusividade: Conteúdos próprios e sobre a marca focado no negócio.
  • Dia-a-dia: Conteúdo que constrói a consciência positivamente, nutre relacionamentos e incentiva uma boa ação.
  • Persistência: Algo que seja Relevante e útil indiferente do tempo.
  • Aspirante: Idealizado, conteúdo tangível que emite uma visão para o futuro.

Sobretudo, faça a combinação correta de cada tipo com tópicos de conteúdo.

Por exemplo: uma loja de especiarias poderia ter três temas relacionados aos seus produtos-salgados, doces e incomuns. O esquema de stories para quadro de abordagem poderia ser assim:

  • Valor: quanto usar de pimenta pra quantidade de outros ingredientes
  • Exclusividade: Imagem exclusiva de um membro da equipe com seu mix de especiarias favorito
  • Dia-a-dia : Deixar que façam perguntas sobre os temperos e especiarias.
  • Persistência: imagem da quantidade correta de pimenta em pó em relação aos outros ingredientes.
  • Aspirante: Uma declaração de um renomado chef sobre a receita feita com aquela pimenta.

Usando esta estrutura de valor para seus três temas, a loja criaria em média 15 publicações no Instagram. Cada um poderia se conectar aos quatro canais do Instagram para uma experiência de audiência.

Conclusão

Sabemos que milhares de usuários surgem todos os dias. E sabemos que a maioria busca pelos recursos para obter sucesso e poder gerar renda com isso. Aliás, se está aqui é porque você também tem interesse de melhorar seu desempenho ou apenas conhecer os recursos pra começar com um conteúdo incrível que fará o maior Sucesso.

Então, aproveite essas dicas que trouxe aqui e faça seu Instagram crescer e ser reconhecido entre os melhores do seu nicho. Seguindo os passos corretamente e com disciplina, você conseguirá.

Aproveite pra dar uma olhada em nossos artigos, que estão cheios de dicas e material de qualidade.

Valeu Forasteiro!