Como Equilibrar a Saúde Física e Mental e Ser Um Empreendedor De Sucesso.

Tempo de leitura: 10 minutos

Ser um empreendedor de sucesso requer determinação para encarar muitos desafios e responsabilidades , exigindo a todo tempo engajamento e inovação. E só quem empreende sabe dos desafios diários para equilibrar a saúde física e mental e ao mesmo tempo se tornar um empreendedor de sucesso.

Como equilibrar a saúde física e mental e ser um empreendedor de sucesso
A rotina de um empreendedor é desgastante devido à pressão por resultados, as contas para pagar, as horas de sono perdidas, o medo em arriscar em algo, a falta de apoio muitas vezes e a casa para cuidar.

 Lembrando que são pessoas e não máquinas de trabalhar, portanto todo cuidado é pouco.

Tudo isso que mencionei contribui para o aumento da ansiedade, falta de foco, insônia, depressão, estresse entre outros males.

A palavra performance, está normalmente ligada ao desempenho físico, porém hoje também é equiparada ao emocional, que afeta diretamente a memória, à criatividade, o foco e o desempenho no aprendizado em geral. Isto nos mostra que a mente faz parte do nosso corpo e deve ser tratada com o mesmo cuidado. Somos o que nossas mentes podem ser!

E mesmo com todas as comprovações sobre isso, poucos empreendedores reconhecem a performance mental como aliada para levar seu negócio ao sucesso e não aproveitam o máximo de potencial que poderiam ter.

Empreendedorismo e qualidade de vida podem sim andar lado a lado desde que você saiba equilibrar esses setores em sua vida.

Vejamos abaixo algumas dicas para se equilibrar a saúde física e mental. Aproveite!

Busque praticar o autoconhecimento

Primeiramente, quero começar por essa dica, pois as demais fazem parte deste processo de autoconhecimento. As formas de autoconhecimento variam de pessoa pra pessoa, com único intuito do alcance do equilíbrio.

Nada melhor que conhecer nossas emoções e compreendê-las. Para isso, é necessário saber administrar os sentimentos de forma consciente, para assim, entender como eles afetam nossa rotina e ter o controle suficiente para evitar ou eliminar as interferências negativas.

Conhecer a si próprio, o que te faz ficar entusiasmado e motivado, o que não lhe faz bem, que te deixa desanimado, quais são seus pontos fortes e fraco, lhe ajudará a lidar com todos os aspectos da vida, inclusive aumentando a sua autoestima por se sentir mais seguro em encarar os desafios.

Sabemos que não é algo que se consegue do dia pra noite, pois demanda todo um tempo para refletir, se questionar, se entender e colocar em prática.

Mas saiba que o processo mesmo sendo lento, ao começar esta jornada, você só terá benefícios em sua vida.

Enfim, apenas comece!

Tenha uma alimentação equilibrada.

Equilibrar, fazer boas escolhas em sua alimentação lhe dará a energia que precisa durante seu dia. Hidratar e nutrir seu organismo de forma regular e balanceada é o segredo.

De nada adianta se alimentar bem no café da manhã e ficar horas sem comer e muito menos beber água. Lembre-se que precisamos abastecer nossa “máquina” para que ela funcione corretamente.

Sendo assim, tenha consciência com sua alimentação buscando por refeições mais saudáveis e sem exageros. E não se esqueça de beber água!

Pratique alguma atividade física.

Pratique uma atividade física
Existe um ditado que diz: Corpo sã, mente sã.

Pois bem!  Nada melhor que cuidar de nosso corpo para fortalecer nossa mente já que existe uma relação direta entre a saúde corporal e o desempenho mental.

Isso nada mais é que ao praticar alguma atividade física, estará contribuindo para a diminuição do estresse, da ansiedade e da depressão, pois a produção de hormônios aumentará, como a endorfina, que é responsável pela sensação de bem-estar.

O ideal é praticar regularmente, em média 3 vezes por semana, qualquer que seja a atividade escolhida. Existem muitas possibilidades como: musculação, corrida, caminhada, dança, yoga, pilates, natação entre outras.

Escolha a que mais lhe traz prazer e veja as mudanças positivas em sua vida.

Afinal, não adianta fazer algo sem vontade, pois não terá bons resultados.

Busque ajuda profissional se precisar

Você não precisa passar por um problema diário sem conversar com alguém para aconselhá-lo ou apenas ouvi-lo. Já passou pela sua cabeça fazer uma terapia? Fazer terapia nos dias de hoje é algo saudável e fará com que você veja com outros olhos questões diversas da sua vida.

Uma terapia com acompanhamento de um psicólogo, ajudará você a se recuperar ou preservar a sua saúde mental, isto é, o bem-estar emocional.  

Não queira ser uma ilha.

Primeiramente, construa a sua “rede de resgate”. Ou seja, comece um negócio próprio e não queira ser responsável por tudo e trabalhar sozinho.

Ao contrário, ter a consciência de que em muitos momentos será necessário a ajuda de outras pessoas e a clareza de cercar-se de pessoas e profissionais que você confia para pedir apoio, receber opiniões e conselhos ou até mesmo alguém pra desabafar ajudará muito no processo de crescimento do seu negócio sem que você perca a sua sanidade mental.

Planeje o seu dia

Antes de tudo, nada melhor que ter organização com sua vida diária. Ter o hábito de planejar suas atividades, priorizando as tarefas que precisam ser concluídas faz com que você não se torne vítima das multitarefas que possui trazendo assim tensão ao seu dia.

Quando organizamos nossas tarefas diárias, conseguimos dar a atenção e o esforço necessário para que tudo flua para melhores resultados.

Tire um tempo para si

Fique um tempo off-line. Isso mesmo! Dê uma pausa pra você, pra sua cabeça.

Nada melhor que relaxar, descansar dos problemas e buscar atividades que goste de fazer sem o compromisso do trabalho.

Com certeza, devido às longas horas de trabalho, se dedicando dias e noites consecutivos para que seu negócio obtenha sucesso, cresça cada vez mais e se estabilize, você se esqueceu de ter um tempo só pra si, pra aproveitar mais sua vida, sua família e amigos.
Sua mente necessita ser estimulada de diversas maneiras, para que, assim, tenha outras saídas e pontos de vista diferentes, inclusive para clarear soluções para seu negócio.

Tire um momento para se dedicar a atividades que lhe tragam prazer como um hobby ou lazer. E saiba que ter um hobby lhe ajudará a trabalhar sua criatividade, disciplina e sua autoestima e além disso intensificar sua vida social.

Tire um tempo pra si
E ideias pra isso não faltam.

Procure fazer aquilo que mais lhe dê prazer como: ler um livro, tirar fotos, passear com seus filhos, cuidar do seu animal de estimação, um esporte de preferência, fique por um tempo sozinho assistindo sua série preferida, e em outros momentos saia com seus amigos, se divirta.

O mais importante é saber separar as preocupações do trabalho com a vida pessoal, e deixa-las de lado por um tempo e aproveitar um momento só seu.

Estimule sua mente

Exatamente! Apesar de nem sempre ser fácil, é de extrema importância estimular sua mente para ter a capacidade de identificar e controlar suas emoções, buscando sempre pensar e agir de uma forma mais racional em seus empreendimentos.

Desenvolvendo sua mente, sua inteligência emocional, criará gatilhos automaticamente para saber lidar com possíveis conflitos diários.

Afinal, estamos frequentemente ocupados com nossa vida profissional e esquecemos que nossa mente necessita experenciar novas coisas saudáveis.

Não se cobre tanto

Esta é a pior situação que um empreendedor passa, pois nem sempre é fácil admitir que erros são normais e que a partir deles que criamos bases sólidas e aperfeiçoamos nossos conhecimentos.

É importante você empreendedor entender que, de nada adianta se encher de cobranças, levando você ao cansaço físico e mental.

Isto só prejudica seu negócio, afasta seus clientes que notam seu estresse e também atrapalha seu convívio com a família e amigos. 

Cuide do seu sono

Como equilibrar a saúde física e mental se mal consegue ter uma boa noite de sono. É durante o sono que o organismo restaura as funções do seu corpo, é possível repor energias e regular o metabolismo, também como a restauração dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese proteica.

Especialistas recomendam dormir por pelo menos 8 horas diárias, sem interrupções. Claro, pode variar de acordo com a idade e as necessidades de cada indivíduo.

Porém dormir bem não é somente dormir por horas, e sim procurar ter um sono de qualidade. E para tal é preciso adquirir hábitos saudáveis em sua vida.

Vários fatores podem colaborar para que você tenha uma noite tranquila de sono, por exemplo:

Desconecte-se

Exatamente! Deixe de lado aparelho celular, notebook e tablets pelo menos 1 hora antes de ir dormir. Evite dar aquela “última olhadinha” no que está acontecendo, pois estes aparelhos possuem luzes que podem atrapalhar a produção da melatonina, que nada mais é o hormônio responsável pelo sono.

Relaxe

Busque desacelerar a mente criando rituais antes de dormir. Alternativas como a prática de meditar, tomar um banho morno, fazer uso de óleos essenciais para o caso, tomar um chá, ouvir músicas relaxantes podem te ajudar neste processo. Um excelente curso para alcançar o equilibrio é este Aqui!

Ter regularidade no horário de dormir

Manter uma rotina para acordar, trabalhar, dormir e outras atividades também é um fator essencial para criar bons hábitos noturnos. Nosso corpo se acostuma com este ritmo e logo será algo natural esta rotina.

Acima de tudo, o sono de qualidade fará que você se sinta descansado ao acordar. E com isso poderá ter um dia mais consciente do que está fazendo em seu empreendimento, tomando decisões coerentes e com mais energia para enfrentar os desafios.

Respeite seus limites

Respeite seu limite para equilibrar a sua saúde física e mental.

Chegamos ao fim com esta dica importantíssima. Nosso corpo, frequentemente dá indícios de cansaço, estresse, de algo que precisa dar atenção.

 E é neste momento que você precisa parar, observar os desconfortos que esteja sentindo, sejam eles físicos ou mentais. E se preciso dar um tempo até que se sinta melhor para continuar.

Mais importante é não ultrapassar seus limites. Sentiu-se mal, busque ficar bem antes de retornar ao trabalho.

Afinal, equilibrar a saúde física e mental só é possível se tivermos um auto cuidado e respeito com nossa vida.

Conclusão

Entre tantos obstáculos, medos e incertezas, a vida de um empreendedor também oferece maravilhosas surpresas ao longo da trajetória.

Saiba administrar seu tempo, seus medos, suas frustações e acima de tudo desenvolva um meio de canalizar suas ideias, sua força de vontade e seu amor pelo seu negócio.

Contudo, aproveite o caminho com tudo que ele te oferece até que se alcance o tão sonhado objetivo.

Enfim, espero que tenha gostado das dicas de como equilibrar a saúde física e mental e que as mesmas lhe ajude a se fortalecer, a se motivar e a se tornar um empreendedor de sucesso.

Dê uma olhada em nossos outros artigos. Todos trazem dicas para seus negócios. Comece por aqui!

Valeu Forasteiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *