UA-146782979-1

Marketing de Performance: saiba o que é e como utilizá-lo[2022]

Marketing de performance é um assunto muito falado nos dias de hoje e muitas empresas buscam por essa estratégia para alcançar melhores resultados. 

Não é nenhuma novidade que todos os dias novas mídias e novas maneiras de comunicação estão surgindo. Por isso, notamos inúmeros desdobramentos do marketing, cada um com uma estratégia específica, e um deles é o Marketing de Performance. 

Neste post, vou lhe explicar melhor o conceito de Marketing de Performance. Com o conteúdo você entenderá melhor qual a sua definição, como aplicá-lo em seus negócios e quais os seus principais benefícios. Vamos lá?

O que é marketing de performance

O marketing de performance, como o próprio sugere, é uma estratégia de marketing digital em que as todas as ações são focadas em resultados a partir da análise de dados e de investimentos em mídias. Seu objetivo é identificar se o investimento feito (nas mídias digitais) está dando retorno. 

O objetivo maior dessa estratégia é otimizar recursos e trazer resultados para a sua empresa em pouco tempo.

Através de uma análise detalhada se consegue verificar o desempenho de cada um dos anúncios e suas métricas específicas. Entre os índices podemos destacar:

  • CPA (Custo Por Aquisição): é o investimento médio em esforços diretos para conquistar um cliente. É uma métrica essencial para mensurar a saúde financeira de uma empresa.
  • CPC (Custo Por Clique): custo definido por cada clique efetuado em um anúncio patrocinado;
  • CPL (Custo Por Lead):  o resultado da soma de todos os custos com geração de Leads, dividido pelo total de Leads adquiridos. 

Porém, é fundamental entender a importância de se utilizar as ferramentas adequadas para acompanhar o desempenho de cada anúncio, pois somente dessa forma, é possível compreender como melhorar seus resultados.

Pois bem! Já está claro que métricas são a base do Marketing de Performance. Para você entender melhor quais são e como elas funcionam, irei detalhar ao longo do artigo. 

Tipos de marketing de performance mais importantes

Como mencionado, existem outras métricas muito essenciais no marketing de performance que colaboram diretamente para o aumento dos resultados da sua campanha. 

Entre os principais KPIs, estão:

Impressões

Essa métrica se refere à quantidade de vezes que o anúncio foi visto pelo público. Essa métrica é separada por canais, como:  Facebook, Instagram, Google Ads e TikTok, por exemplo.

Sendo assim, faz uma soma de todos os números, inclusive, se o mesmo anúncio aparecer mais de uma vez para um mesmo usuário. Ou seja, se uma publicação tem três impressões e dois de alcance, isso mostra que o seu conteúdo foi visualizado mais de uma vez .

Diante disso, fique de olho em diferenças extremas entre as taxas de impressões e o número de cliques. Ter um número alto de impressões e poucos cliques pode ser um ponto de atenção, pois demonstra que o anúncio chegou até o usuário, mas o conteúdo não chamou a sua atenção nem despertou o seu interesse a ponto de fazê-lo interagir.

Cliques

O clique é uma métrica muito importante pois é ela que mede a interação entre o usuário e o anúncio. O anúncio só poderá ser permanente caso sua taxa de cliques esteja boa.

Quando o conteúdo chama a atenção e o usuário clica para conhecer melhor o seu produto ou serviço, um clique é contabilizado. O que significa que a copy do anúncio está certa e está atingindo exatamente na dor do consumidor. 

Portanto, quando seus anúncios tiverem altas taxas de cliques saberá que eles estão cumprindo o seu papel.

Engajamento 

O engajamento é um indicador que tem relação às interações dos visitantes com os anúncios. Reações, curtidas, comentários, compartilhamentos, tempo de visita no site, entra neste cálculo do engajamento. Esse índice interpreta quantas interações um determinado post teve desde a sua postagem.

Quando falamos em engajamento pensamos logo nas redes sociais, porém não é só lá que taxas de engajamento pode ser observada. Podemos averiguar esse número no Google Analytics e Google Ads.

Nesse caso, é importante analisar os números de visitas em páginas por sessão e quantos compartilhamentos dos seus conteúdos. Assim como acontece nas redes sociais, o engajamento, no Google Analytics e Ads, mede a interação que o usuário teve com o conteúdo. 

Leads 

O objetivo principal das campanhas de Marketing Digital, pelo menos a maioria, é o aumento do número de leads gerados. Lembrando que leads são potenciais clientes, ou seja, quanto maior for o número de leads qualificados, maiores serão as possibilidades de fechar negócios.

Um usuário se torna um possível cliente após mostrar interesse ao baixar um infográfico, pedir um orçamento de algum produto ou serviço da sua empresa, assinar sua newsletter, preencher um formulário, por exemplo. 

Novas vendas

Investir em anúncios e na produção de conteúdos, não será o bastante se os mesmos não geram novas vendas.

Sabemos que são as vendas que mantêm qualquer negócio de pé. Aliás, você só saberá que seu time de vendas e marketing estão alinhados, se suas vendas aumentarem consideravelmente.

Dessa forma, busque investir e ao mesmo tempo se comunicar com o consumidor, para assim atender a suas expectativas. 

Mídia paga e orgânica

Pode ser que você esteja se questionando o que mídia paga e orgânica tem a ver com o Marketing de Performance. Mais do que isso, como elas se conectam entre si. 

Já citei acima que o Marketing de Performance se baseia em dados para melhorar a performance dos seus anúncios. Ou seja, está ligado diretamente com mídia paga. 

Porém, a mídia orgânica deve ganhar seu espaço também. Isso nada mais é que gerar tráfego a partir das buscas realizadas que chegam ao seu site de modo natural sem a necessidade de pagar por isso.

Quanto maior for o seu tráfego orgânico, menos investimentos em anúncios digitais você terá que fazer. Não significa que deve-se parar com a mídia paga. Você só pagará menos para ter mais impressões, cliques, leads e ter sempre novos clientes.

Vantagens do marketing de performance

Depois de aprender o que é marketing de performance e como ele funciona, chegou o momento de conhecer as suas vantagens e como ela contribui para a melhoria dos resultados de suas vendas.

Porém, é fundamental entender que, apesar da eficiência desta estratégia, estar atento a todos os detalhes, as taxas e números exibidos nos relatórios, é super importante, pois não será possível ter uma performance positiva dos seus anúncios sem que haja uma atenção continua por sua parte. 

Vamos as vantagens:

Análise do desempenho em tempo real

Nada melhor do que monitorar os resultados dos seus anúncios digitais em tempo real. E a maioria das plataformas de Ads permite fazer isso. Com certeza, é uma vantagem significativa.

Ou seja, com essa vantagem é possível que executivos, gestores e analistas de marketing consigam analisar em tempo real a eficiência de uma nova estratégia, prever os erros, mudar a rota, caso algo dê errado ou, ainda, analisar acertos para implementar em campanhas futuras. 

Além disso, esse acompanhamento em tempo real vai aumentar a capacidade de tomada de decisão dos gestores de modo rápido e mais eficaz.

Baixo risco

Ao invés de fazer um investimento antecipadamente, no marketing de performance a cobrança vem quando atingir a ação ou os resultados que você deseja. Dessa forma, você não compromete seu orçamento de uma só vez, o que minimiza os riscos.

Geralmente, o pagamento é feito com base no custo por impressão, assim seu dinheiro não será desperdiçado com estratégias que não vão dar certo.

Versatilidade

Outra grande vantagem é poder fazer as alterações necessárias, caso você identifique falhas ou pontos de melhoria em suas campanhas a qualquer momento, a fim de otimizar os resultados.

Caso você identifique um erro na sua campanha ou perceber que um anúncio está com uma alta taxa de impressões, porém, com poucos cliques nele, você pode alterar o copy a fim de impulsionar o número de cliques.

Resultados mensuráveis

Uma coisa é certa. Realizar ações e não conseguir mensurar os resultados pode te privar de novas oportunidades para o seu negócio.

Dessa forma, é possível obter dentro destas ações, números exatos e a possibilidade de rastrear a trajetória antes e depois do seu cliente interagir com seu anúncio. Dá para saber, por exemplo, se um cliente específico clicou no anúncio, entrou no site, acrescentou um item no carrinho, mas depois o abandonou, entre outras ações.

Sendo assim, é possível ter um resultado tangível para todas as ações que se realizar dentro de uma mesma campanha.  

Entender o comportamento do consumidor

Primeiramente, entender a jornada de compra do cliente é fundamental, principalmente quando for criar conteúdos relevantes para melhorar a experiência de um determinado público.

Atualmente, com a digitalização da jornada do cliente, é possível obter dados valiosos sobre interesses dos consumidores, hábitos e comportamentos. Com esses dados em mãos, será mais fácil criar conteúdos direcionados ao seu público, com a intenção de melhorar a experiência do cliente e aumentar a conversão.

Como conseguir melhores resultados com o marketing de performance

Depois de entender o conceito de Marketing de Performance e quais são as vantagens de usar essa estratégia, é hora de colocar em prática esses ensinamentos para obter sucesso na sua empresa.

Diante disso, para conseguir melhores resultados em suas campanhas usando o marketing de performance, é importante seguir as seguintes dicas:

Conheça seu funil de conversão

Saber utilizar o funil de conversão a seu favor, é um ponto importante para o sucesso do marketing de performance da sua empresa. Ou seja, é essencial que você crie um caminho acessível para levar o seu cliente para realizar a ação desejável em seu site. A ação pode ser desde a compra de um produto, preenchimento de um formulário ou a participação em uma pesquisa.

Dessa forma, é fundamental criar um site que torne o fluxo dos usuários o mais intuitivo possível. Na sequência, é importante entender exatamente que tipo de cliente você quer atrair ou que tem mais ligação ao seu produto. Neste ponto, o mais importante é entender a sua persona.

Escolha o canal de divulgação

Antes de mais nada, saiba analisar e relacionar o histórico de sua presença no digital com o seu objetivo. Assim, você conseguirá determinar, com mais facilidade, quais são os canais de comunicação que serão utilizados. 

É muito importante considerar o perfil e comportamento da persona para entender se ela usa mais redes sociais ou se anúncios no Google podem ser mais efetivos. Entretanto, pode-se escolher mais que uma opção.

Defina o objetivo

Definir onde se quer chegar, vai lhe ajudar saber como chegar. Isso se aplica também no Marketing de Performance. Sendo assim, para criar uma campanha de sucesso é essencial definir um objetivo. Por exemplo:

  • redução de CPC (custo por clique);
  • aumentar o número de leads gerados;
  • aumentar as vendas de determinado produto;
  • gerar tráfego no seu site/blog;
  • entre outros.

Defina o que faz mais sentido e está diretamente relacionado e que faz mais sentido com o seu planejamento estratégico. 

Budget

Com os canais pré-estabelecidos, é muito importante definir os valores que serão investidos em cada um deles para o acompanhamento dos resultados.

Além disso, no momento que decidir o budget, estabelecer qual o máximo que poderá ser gasto por clique e lead, se torna algo essencial. Isso evita que você extrapole o valor já definido para um determinado canal ou campanha. 

Escolha as plataformas corretas

Com o Marketing de Performance, as mídias pagas podem ser organizadas em diferentes canais, desde os buscadores, como o Google, até mídias pagas em redes sociais. Veja os exemplos:

Google Ads

As campanhas nesta plataforma te permite anunciar e veicular anúncios em formatos de links. Você consegue realizar campanhas tanto no próprio buscador quanto em seus inúmeros parceiros, além do próprio Youtube.

Além disso, ele disponibiliza diferentes formas de segmentação para assegurar o sucesso dos anúncios realizados: Por exemplo:

  • palavras-chave;
  • público-alvo;
  • local de exibição;
  • segmentação por tópicos, dispositivos e canais;
  • a idade;
  • idioma;
  • entre outros.

A forma de cobrança é feita a partir dos resultados recebidos. Além disso, é possível segmentar quem verá o conteúdo da sua campanha.

Facebook Ads

As mídias pagas dentro desta plataforma, permite campanhas em sites parceiros, inclusive no Instagram. Para organizar estas campanhas, profissionais de Marketing Digital trabalham em cima de dados como o perfil, dados demográficos, interesses e localização dos seus usuários.

Ela conta ainda com a possibilidade de personalizar o seu público ou mesmo buscar por um público semelhante ao que você procura. A cobrança é semelhante ao Google Ads.

Instagram Ads

Assim como as demais plataformas, as mídias pagas no Instagram Ads com foco em Marketing de Performance, possui foco em aumentar as visualizações de vídeos e posts promocionais, conversões e cliques. Nela é possível anunciar no feed, reels e nos Stories em diversos formatos (imagem, vídeos, carrossel).

O pagamento dos anúncios é realizado conforme o tempo em que eles ficam disponíveis para os usuários e dependendo do número de conversões obtidas.

Conclusão

O marketing de performance é hoje a melhor opção para obter resultados. Afinal, esta estratégia é uma forma de otimizar os recursos publicitários e atingir o público certo.

Marketing de Performance
Fonte: Storyset

O mais importante é colocar em prática os ensinamentos e dicas adquiridos neste artigo e veja a mudança de desempenho no dia a dia do seu negócio.

Gostou de saber sobre o marketing de performance? Então continua aqui no blog pra aprender cada vez mais. Afinal, conhecimento nunca é demais!

Agora, se você é um iniciante no marketing digital, faço um convite para que conheça este Curso de Marketing Digital para Iniciantes. Um curso totalmente gratuito para você!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Pinterest

Deixe Seu Comentário

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site utiliza cookies Cookies são importantes para o funcionamento deste site, para garantir a sua segurança e para melhorar a sua experiência. Ao clicar em "Concordar e Continuar", você concorda com a utilização destes cookies. Para mais informações acesse a Termos e Condições e nossa Política de Privacidade.

Deixe seu email e seja o primeiro a receber as novidades