UA-146782979-1

Marketing de conteúdo: qual a importância desta estratégia[2022].

Quando ouvimos a expressão “marketing de conteúdo” logo pensamos em blogs, Ebooks, redes sociais e vídeos no Youtube. Mas o que muitos não sabem é que esta estratégia existe muito antes da chegada da internet em nossas vidas.

Apesar de não darem um nome específico, o Marketing de conteúdo já era usado por empresas de revistas, boletins informativos, gibis, entre outros. Isso se resume em contar histórias, e desde que começamos a falar é o que mais fazemos.

Obviamente que os métodos de atrair a atenção de um público se modificou ao longo do tempo. Com a chegada do Marketing Digital, foram criadas estratégias como o Marketing de Conteúdo para a aquisição de clientes.

Vamos entender melhor o que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing, também parte de uma estratégia maior chamada de inbound marketing ou marketing de atração, focada em criar e distribuir conteúdos relevantes para atrair e manter a atenção do público-alvo. Com isso, a empresa além de ajudar seu público-alvo a resolver seus problemas, pode se tornar uma autoridade no assunto.

Marketing de conteúdo: qual a importância desta estratégia[2022].

Como mencionado acima, o Marketing de Conteúdo já existe a tempos e o que difere nos dias de hoje é a abordagem aplicada na produção de material para mídias sociais, canais próprios, blogs e muito mais.

A necessidade da produção de conteúdo relevante surgiu quando inúmeras empresas se viram na luta por um espaço, já que várias outras marcas estavam buscando seu lugar com toda a revolução digital.

Além disso, precisavam de um conteúdo com foco em trazer benefício pra quem o busca, criando uma abordagem estratégica que entregasse valor para atrair e manter a atenção do público sobre o seu negócio.

Sendo assim, você deve se preocupar em criar um conteúdo útil, e que transmita a mensagem correta ao público certo no instante que ele mais precisa. Superando as expectativas, seu público vai querer compartilhá-lo com outras pessoas e criar confiança em sua marca.

O objetivo final pode ser a venda de produtos, mas o foco sempre foi entregar valor a persona e criar um relacionamento com o cliente transformando o processo de compra em algo natural.

Por que usar Marketing de Conteúdo?

Motivos não faltam para fazer uso do Marketing de Conteúdo em seu planejamento. Segundo a DemandMetric, o marketing de conteúdo é usado em mais de 90% das organizações.

E sinceramente é praticamente impossível se comunicar com seu público-alvo sem falar em produção de conteúdo.

Sabemos das mudanças no Marketing Digital nos últimos tempos. E com isso, a cara do marketing de conteúdo se renova mais rapidamente do que nunca.

Portanto, é necessário entender as tendências atuais do setor e ser capaz de identificar as áreas a se melhorar. Com isso entregar mais qualidade para seus potenciais clientes.

O principal método para conquistar a atenção do público é garantir a entrega de valor. Ou seja, não basta só investir em anúncios quando o mais importante é entender o novo comportamento do consumidor.

 Sendo assim, muitas empresas investem em Marketing de Conteúdo para atrair potenciais clientes e se tornarem autoridade no seu setor. A maioria investem na produção de vídeos e demais materiais para estimular o desejo das pessoas em adquirir seus produtos.

Enfim, as razões para investir em Marketing de conteúdo são inúmeras e muito atraentes para o seu negócio! Além de gerar valor para sua marca, o Marketing de Conteúdo:

Aumenta o tráfego do seu site

A maioria das pessoas utilizam o Google para pesquisar e se informar. Portanto, o seu site se torna uma porta de entrada principal para novos clientes e o Google é o intermediador neste processo.

Sendo assim, busque produzir conteúdos relevantes para que seu site posso aparecer na primeira página do Google, onde seu público-alvo o encontrará com mais facilidade.

Quanto mais a sua estratégia de Marketing de Conteúdo atender às necessidades e à intenção de busca do usuário, maiores as chances de gerar tráfego para o site.

Afinal, qualquer pessoa só entra em um site que lhe gere vantagem e que atenda suas expectativas. Não é mesmo?

Amplia o engajamento com a marca

O engajamento é o relação entre uma marca e seus consumidores. Com a produção de conteúdo de qualidade cria-se uma interação entre as partes de forma natural e voluntária, tornando uma boa experiência para os usuários.

Sendo resolvido suas “dores”, começa então um bom relacionamento do qual o usuário queira voltar sempre que precisar, se tornando um futuro cliente.

Com o aumento do engajamento com a marca, surgem clientes evangelizadores tão contentes com o valor gerado por seus conteúdos que começam a indicar e até defender sua marca a outros. E isso é ótimo!

Gera Brand Awareness (reconhecimento de marca)

Como explicado acima, quanto mais as pessoas reconhecem a importância do conteúdo entregue pela sua marca e as tornam familiares, maior a propensão a adquirir seus produtos ou serviços.

Ou seja, um leitor pontual do seu blog, por exemplo, terá maior chance de adquirir um produto ou serviço indicado por você. E isso se dá pela confiança criada ao receber ajuda com seus conteúdos em outros momentos.

Impulsiona a geração de leads

O Marketing de conteúdo, como já constatado, custa bem menos que o marketing tradicional e gera 3 vezes mais leads.

Mas, porque impulsiona essa geração de leads?

Porque com essa estratégica você consegue oferecer conteúdos de qualidade (e-books, cursos e webinars, por exemplo), que façam a diferença para o visitante e ao mesmo tempo te torna uma autoridade em seu nicho.

Ou seja, com o Marketing de Conteúdo bem feito, melhores serão os resultados que você conseguirá a longo prazo, gerando tráfego e leads para seu site.

Aumenta as vendas

Como a estratégia de marketing de conteúdo se baseia em focar em conteúdos que possam guiar os consumidores por todo o processo de compra e ajudá-los na tomada de decisão.

Com isso, o aumento de vendas se torna algo natural e sem complicações.

Reduz o Custo de Aquisição de Clientes

Custo de Aquisição de Clientes (CAC), é uma métrica que mostra o investimento feito por você nas áreas de Marketing e Vendas para conseguir um novo cliente.

Ou seja, quanto maior o seu investimento em mídias pagas, maior será o seu CAC. Com uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo você reduz o CAC, pois seus clientes chegarão ao momento da compra com menos dúvidas e familiarizados com o seu produto.

Inbound Marketing/Marketing de Conteúdo

O Inbound Marketing é a mais importante estratégia de Marketing Digital atualmente. Conhecido também como Marketing de Entrada. E Marketing de Conteúdo está dentro do mesmo.

Ele se foca, basicamente, em atrair um público de forma sutil e não invasiva para os seus canais de conversão, ou seja, fazer aumentar o número de entradas de visitantes no seu site, canal, blog, entre outros, sem que precise apelar para algo mais “agressivo”.

Quando se entrega conteúdos e respostas para as “dores” do seu público faz com que a sua marca ganhe autonomia em se comunicar com esse público sobre seus produtos.

O inbound marketing cria uma parceria duradoura com seus potenciais clientes, aumenta a aprovação da marca e melhora os seus resultados.

Por isso, o Inbound Marketing tem uma metodologia como um funil. Ambos seguem etapas que orientam o usuário por um caminho que tem como fim a conversão. Ou seja, você precisa ter um volume maior de visitantes em seu site ou blog, para então conseguir converter mais leads qualificados, melhorando a sua taxa de conversão e o tempo de fechamento de um negócio.

Principais canais para o Marketing de conteúdo

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo demanda muito trabalho, como você pode observar.

Mas por sorte, existem inúmeras ferramentas completas e eficientes no mercado. Elas podem te ajudar a calcular os resultados de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, automatizar processos e intensificar o volume de conteúdo gerado por sua equipe.

Vamos conhecer algumas?

Blog

Considerado como a forma mais comum de atração de audiência, o blog traz uma série de possibilidades para a divulgação de bons conteúdos e uma ótima otimização seguindo as estratégias de SEO.

O blog colabora muito para o aumento de tráfego para seu site, pois se torna uma porta de entrada de futuros clientes.

É fundamental, pra quem já possui ou pensa em criar seu blog, ficar atento com alguns pontos:

Cadência nas postagens

Antes de mais nada, é importante manter sempre a mesma cadência nas postagens, pois é uma maneira de manter sua audiência fiel.

Também é importante manter um padrão e seguir um calendário de postagens. Definir qual a regularidade de publicações ajudará a ter leitores retornando ao seu blog.

Porém, entenda que quantidade não é sinônimo de qualidade. Sendo assim, busque criar conteúdos que agregam valor e faça com que seu público tenha vontade de sempre voltar.

Planejamento de Pautas

Para o melhor resultado da sua estratégia de Marketing de conteúdo, é fundamental criar um planejamento de pautas baseado nos problemas enfrentados pela sua persona, nos diferentes estágios da jornada de compra.

Sendo assim, crie um calendário editorial para organizar quais serão os assuntos futuros, os conteúdos como o todo, e, ao mesmo tempo, manter o foco e também a diversidade de temas.

Outra dica é evitar repetições ou temas que não tragam interesse para a persona.

Otimizar o texto para o Google

Após todo o planejamento é fundamental usar as boas práticas de SEO para que seus conteúdos possam ser facilmente encontrados e com um melhor posicionamento no Google.

Escolha uma palavra-chave que estará em foco no post e use técnicas de otimização SEO On-Page. Inclua essa palavra-chave no título do post, na URL, na descrição do post, no Alt text das imagens e em pelo menos um cabeçalho <H2> do texto.

Porém, vá com calma ao uso de palavras-chaves nos artigos, pois o que importa além da otimização para os buscadores é a experiência do leitor. O certo é somar o SEO com a experiência do leitor, sendo que os algoritmos do Google estão cada dia mais avançados e identificam também os critérios de qualidade do conteúdo.

Conteúdos Ricos

A produção de artigos no blog é fundamental para atrair visitantes ao seu site e e mostrar que sua empresa é autoridade em algum assunto. Mas para uma estratégia de Marketing de Conteúdo com excelência, é necessário que o valor desses materiais tenham a capacidade de gerar leads e aumentar sua base de contatos.

Por isso existe a necessidade de um conteúdo rico que agrega valor para seus leitores. Entregando esse tipo de conteúdo, sua empresa continuará educando e instruindo seus potenciais clientes ao longo do tempo para que, no momento certo, possa abordar para que se concretize a venda.

Temos que entender que quanto melhor a impressão deixada por um conteúdo, maior a disposição do público para vencer algum obstáculo a fim de obtê-lo.

Os principais formatos de conteúdos ricos são:

  •  e-books;
  • webinars;
  • whitepapers;
  • ferramentas;
  • vídeos;
  • kits;
  • infográficos
  • e templates.

Redes Sociais

Hoje em dia, é inviável não incluir as redes sociais nas estratégias de Marketing de conteúdo, sabendo dos inúmeros benefícios que elas trazem. Exemplo: divulgar sua marca, gerar tráfego para o blog, engajar a audiência, facilitar o processo de vendas, etc.

Além disso, a procura por conteúdos das redes sociais aumenta a cada ano, tornando assim uma ferramenta indispensável para as empresas. Ela ajuda na aproximação entre a sua marca e os visitantes do seu perfil, criando um bom relacionamento e confiança a longo prazo.

E-books

E-books são uma forma de tornar conteúdos mais longos bem mais interessantes e fáceis de serem consumidos.

Além de demonstrar a autoridade que você possui no assunto e transmitir confiança para o público-alvo, este formato, também tem a vantagem de ser altamente “virais”, já que ao divulgá-lo nas redes sociais que seus leitores se gostarem do conteúdo, provavelmente compartilharão.

Webinars

Webinars, assim como os e-books, são um formato bem procurado para a produção de conteúdo principalmente por não exigir altos gastos. Possuindo um toque mais pessoal e espontâneo, os webinars têm a chance de serem transmitidos ao vivo ou gravados.

É um excelente canal para aproximar potenciais clientes da sua empresa. Afinal, durante a exibição do Webinars o público pode enviar perguntas e ser respondido na hora.

Além disso, pode-se aproveitar o conteúdo apresentado no webinar para criar novos posts e infográficos.

Vídeos

Os vídeos são outro formato cada dia mais popular, principalmente pela facilidade que é criar um vídeo que, quando usados dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, podem ser uma peça importante para a divulgação da sua empresa, pois ajudam a gerar a autoridade da marca no mercado e educar o público-alvo.

E-books são uma forma de tornar conteúdos mais longos bem mais interessantes e fáceis de serem consumidos.

Além de demonstrar a autoridade que você possui no assunto e transmitir confiança para o público-alvo, este formato, também tem a vantagem de ser altamente “virais”, já que ao divulgá-lo nas redes sociais que seus leitores se gostarem do conteúdo, provavelmente compartilharão.

Webinars

Webinars, assim como os e-books, são um formato bem procurado para a produção de conteúdo principalmente por não exigir altos gastos. Possuindo um toque mais pessoal e espontâneo, os webinars têm a chance de serem transmitidos ao vivo ou gravados.

É um excelente canal para aproximar potenciais clientes da sua empresa. Afinal, durante a exibição do Webinars o público pode enviar perguntas e ser respondido na hora.

Além disso, pode-se aproveitar o conteúdo apresentado no webinar para criar novos posts e infográficos.

Vídeos

Os vídeos são outro formato cada dia mais popular, principalmente pela facilidade que é criar um vídeo que, quando usados dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, se tornam uma peça importante para a divulgação da sua empresa, pois ajudam a gerar a autoridade da marca no mercado e educar o público-alvo.

Uso de vídeos no blog

Já sabemos que os vídeos facilitam o acesso a informações relevantes. Como mencionei acima, o uso deles em sua estratégia de Marketing de Conteúdo é uma alternativa para aumentar a sua autoridade diante do mercado.

E o Blog é o principal meio de divulgação dos conteúdos criados pela empresa, seja por textos, imagens ou vídeos. E a grande vantagem do conteúdo em vídeo é que, além de ser barato, podem ser acessados por vários tipos de dispositivos, como celulares, tablets etc.

Uso de vídeos nas redes sociais

Uma outra alternativa é usar os vídeos em redes sociais como um forma de publicação. Principalmente, usar em redes próprias para vídeos como Tiktok, Youtube, Instagram entre outras.

Há várias formas de criar conteúdo em vídeo nas redes sociais. Você pode criar vídeos explicativos sobre um algum tema, teasers , apresentação de um produto, estudos de caso, transmissões ao vivo e muito mais!

Plano da estratégia de conteúdo

A mais importante etapa, em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, é durante o planejamento. Afinal, todo planejamento deve buscar ser organizado e estruturado para gerar resultados.

Criar um blog e postar conteúdos sem relevância e sem estruturação não é Marketing de Conteúdo!

Existem, no geral, três etapas em uma estratégia de marketing de conteúdo: planejamento, execução e mensuração. Veja abaixo como colocar em prática estas estratégias.

Definição de Personas

Um dos pilares do Marketing de conteúdo é atrair pessoas que possuem perfil para se tornar cliente. E nada melhor do que estudar e conhecê-las a fundo.

É por isso que a base de todo planejamento é o estudo de personas. Pois é a partir dele que se identifica as dores, os hábitos de consumo, os conteúdos mais acessados e os canais onde o cliente está presente. Com isso, saber como guiá-lo pelo funil de vendas.

Personas não tem o mesmo conceito que público-alvo. Enquanto a persona é uma representação semifictícia e mais abrangente do cliente ideal do seu negócio, o público-alvo se refere a um grupo demográfico que procura atingir.

Por exemplo:

Persona: Amanda, 32 anos, publicitária. Mora em São Paulo com seu esposo e filho de 5 anos. Ama fazer atividades físicas e sonha abrir sua loja de roupas infantis…

Público-alvo: campanha direcionada para mulheres entre 25 a 45 anos que amam atividades físicas e com renda média de R$1800,00.

Notou a diferença?

Quanto melhor você conhecer sua persona, identificar seus gostos, suas “dores”, hábitos e desejos, mais fácil será planejar a jornada de compra e entregar, pelo caminho, conteúdos relevantes até a decisão de compra.

Definição de objetivo e KPIs

Após definir as personas, é a vez de determinar qual objetivo quer atingir. Um objetivo claro te ajuda a apontar quais os indicadores-chave de performance (KPIs), ou seja, compreender quais métricas devem ser acompanhadas e quais ações adequadas para melhorar os resultados.

Lembrando que, é importante definir o objetivo antes dos KPIs, pois todo objetivo é medido por uma métrica diferente. E é este objetivo que ajudará seu negócio a alcançar o patamar desejado o mais rápido possível.

Veja só alguns exemplos de KPIs :

  • A aprovação da marca: mensurado pelo número de seguidores, número de curtidas, visitas e visualizações;
  • Engajamento: avaliado com base no número de comentários, interações, compartilhamentos e páginas visitadas;
  • Educar o mercado: mensurado pelo número de assinantes do feed RSS, páginas visitadas e usuários inscritos na newsletter;
  • Gerar leads: observação do número de conversões e crescimento dos contatos;
  • LTV( lifetime-Value): tempo que cada cliente permanece como cliente;
  • Custo de aquisição de cliente(CAC): o número de vendas e o tempo gasto pela empresa em realizar uma venda.

IsabelBraga

IsabelBraga

Meu nome é Isabel. Sou uma eterna curiosa por assuntos aleatórios; adoro estudá-los e, escrever sobre eles me aproxima dos conhecimentos que cada um tem a oferecer. "O conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave para alcançá-lo." Thomas Fuller

Deixe Seu Comentário

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site utiliza cookies Cookies são importantes para o funcionamento deste site, para garantir a sua segurança e para melhorar a sua experiência. Ao clicar em "Concordar e Continuar", você concorda com a utilização destes cookies. Para mais informações acesse a Termos e Condições e nossa Política de Privacidade.

Deixe seu email e seja o primeiro a receber as novidades